Querido primos, desculpem a demora em postar algo novo aqui no nosso blog. Nestes últimos dias tenho tido algumas surpresas boas que brevemente estarei revelando por aqui. Uma dessas surpresas aconteceu hoje. Eu estava almoçando com meu Pastor e amigo, Rev. Edson Márcio Lima do Carmo, da Igreja Presbiteriana de Iguatu, quando fomos olhar sua biblioteca. Ele me mostrava alguns livros interessantes e até me presenteou com um do Reverendo Natanael Cortez, chamado Lavoura de Deus, organizado por Paulo Viana.
Ao mostrar-me outro livro do Rev. Natanael Cortez (A Sagrada Peleja) comecei a folheá-lo. Trata-se de um diário escrito de próprio punho por Natanael Cortez, um dos desbravadores do sertão Cearense, pregando a Palavra de Deus. Como sabia que ele havia estado no "Medeiros" por volta de 1922 passei a procurar algum registro. Então me deparei com o seguinte parágrafo (transcrito literalmente):
"Acompanhado dos irmãos Antônio Pereira. Joaquim Antônio de Souza, José Sobreira e José Duarte cheguei a Medeiros a 21 de março. Momentos festivos, evangelisticamente festivos, os passados ali no seio daqueles queridos irmãos! Recebi por profissão e batismo 13 pessoas, entre as quais Raymundo Bezerra Duarte, Francisco Bezerra Duarte, Manoel Bezerra Duarte, José Bezerra Duarte, Emília Duarte. Louzinha Bezerra. Iracy Duarte... Não posso recordar os outros! Deixei, como dito acima, a lista em Fortaleza, donde não tive tempo de escrever esta notícia. Batizei também em Medeiros 15 menores - 28 pessoas ao todo."
Eu já tinha lido no livro de Tio Guedes que a nossa família conheceu o evangelho em 1922. Agora temos a confirmação da data, pelo menos de batismo, de nossos ancestrais no Medeiros, a 21 de Março de 1922. Vou continuar a ler este livro e procurar mais registros históricos de nossa família. O que acho mais importante neste momento é a comemoração de 90 anos que o evangelho nos alcançou. Deus realmente tem sido muito generoso conosco e digo, como disse Moisés ao povo de Israel, que Ele nos escolheu não porque fôssemos mais numerosos ou mais fortes que os outros povos, nos escolheu simplesmente porque nos Amava.
Que Deus continue abençoando ricamente a família Bezerra Duarte.
Obs. Francisco Bezerra Duarte era meu bisavô. Iracy Duarte, na verdade é Aracy Duarte.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMeu caro Davi,
ResponderExcluirFico feliz em saber que temos antepassados em comum, e que Cristo já habita a nossa família a um bom tempo. Manoel Bezerra Duarte era meu bisavô, casado com Umbelina Bezerra Duarte, que no ano de 1932, com seus oito filhos: José (meu avô), Maria (Marieta), Raimundo (Mundeiro), Wasty, Jonathan, Iracy, João e Jaci, saíram de Várzea Alegre, a convite do Pastor Presbiteriano Antonio Gueiros, radicaram-se em Igarapé-Açu -PA, fabricando sapatos e selas. Mas o seu trabalho realmente importante era ganhar almas para Nosso Senhor Jesus Cristo através da pregação do Evangelho. Foi um dos primeiros pastores da AD, pregava o Evangelho de casa em casa pelas roças e colônias. Foi verdadeiramente um homem de Deus. Sendo chamado para os campos celestiais em 16 JAN 1965, e com certeza recebendo das mãos de Jesus o merecido galardão.
Primo José Lênio, é muito bom conhecê-lo, ainda que virtualmente. Tinha poucas informações a respeito de seu bisavô, umas poucas lembranças de minha avó. Foi bom você ter entrado em contato. Gostaria que você me enviasse um email com seus dados para contato para david_wesley@hotmail.com
ResponderExcluirPreciso de mais informações que poderão ser colhidas quando conversarmos. Grande abraço.
Eu também faço parte dessa família abençoada, sou Nilda Duarte, filha da Jacy Duarte que ficou viuva em agôsto de 2011 e a mamãe é a unica viva dessa turma, e sou neta de Manoel Bezerra Duarte e Umbelina Bezerra Duarte. Nasci em Igarapé-Açu no Pará, mais atualmente moro na Suíça.
ResponderExcluir