terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

VICENTE BEZERRA DUARTE E MARIA LINDA DUARTE

Vicente Bezerra Duarte ("Padim Duarte"), meu trisavô, e Maria Linda Duarte ("Madinha Duarte"), minha trisavó, eram naturais de Várzea Alegre, interior do Ceará. Segundo o livro História da Minha Vida, de meu Tio-avô, Vicente Guedes Duarte (Tio Guedes), ele foi seminarista e colega do Padre Cícero Romão Batista. Porém, ele deixou o seminário para casar-se com sua primeira esposa.
Ele nasceu no ano de 1841 e faleceu no ano de 1913, aos 72 anos. Ela nasceu no dia 14 de maio de 1864 e faleceu no dia 20 de novembro de 1953, aos 89 anos.
Quando veio a seca de 1877 muitos moradores do interior do Ceará migraram para a capital, Fortaleza, inclusive Vicente Bezerra Duarte e a família de Maria Linda do Amor Divino, seu nome de solteira. Contam que houve uma epidemia em Fortaleza por essa época e que os pais de Maria Linda morreram, os dois, numa noite só. A esposa de Vicente Bezerra Duarte, que era tia de Maria Linda, também veio a falecer. Ele ficou com os três sobrinhos da esposa e, temendo o falatório, resolveu casar-se com Maria Linda que tinha 13 anos, na época.
Junto com Maria Linda ficaram dois irmãos: Antônio Primo e Ana. Ao voltarem de Fortaleza, depois de passada a seca, a propriedade deixada pelos pais de Maria Linda foi dividida entre os herdeiros. Segundo Tio Guedes, em História da Minha Vida, Antônio Primo ficou com a parte de cima, ou cabeceira e deu o nome de sítio "Baixio"; Maria Linda ficou com a parte central da propriedade e deu o nome de sítio Medeiros; e Ana ficou com a outra parte, ou seja, a parte dos fundos, que recebeu o nome de sítio "Taquari".
Do casamento deles nasceram 12 filhos:
1. Maria Amélia de Passos (minha bisavó, mãe de meu avô paterno, José Bezerra Lima, ou vovô Zezinho);
2. Primo Alves Bezerra (sobrenome não confirmado pelas lembranças de minha avó);
3. Francisco Bezerra Duarte (meu bisavô, pai de minha avó paterna, Edna Bezerra Duarte);
4. Manoel Bezerra Duarte (Tio Neném);
5. Vicente Bezerra Duarte;
6. Emília Bezerra Duarte (Tia Ninia);
7. Raimundo Bezerra Duarte (Tio Mundin ou Din);
8. José Bezerra Duarte (foi Pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil);
9. Lozinha ou Tia Lô (nome verdadeiro não lembrado);
10. Ana (Tia Nanu);
11. Araci Bezerra Duarte;
12. João Bezerra Duarte.

Estes são os 12 filhos de VICENTE BEZERRA DUARTE e MARIA LINDA DUARTE. O destino de alguns desses filhos não é certo. Se algum parente tiver informações sobre o paradeiro desses filhos, por favor entre em contato. Este blog tem o objetivo, de alguma forma, de juntar os elos perdidos de nossa família e evitar que a nossa história se perca.

David Duarte

15 comentários:

  1. Esse Raimundo aí não é tio Mundim, o tio que chamávamos de Mundim era o irmão de vovó Edna que moarava no Rio de Janeiro...

    ResponderExcluir
  2. Sei que vovó também tinha um irmão chamado Raimundo. Mas Madinha tinha um filho com esse nome que também era chamado de Mundim ou de "Din"... Aliás, os nomes das famílias daquela época se repetem muito, como Francisco, José, Vicente, Raimundo...

    David Duarte

    ResponderExcluir
  3. Nossa Primo, me emocionei lendo todas as informações que estão no blog sobre nossos antepassados, eu lembrei de quando eu li o livro do meu bisavô (Vô Guedes), "A história da Minha Vida" , sempre quis saber o paradeiro do sitio 'Medeiros', se ainda continua na familia, se ainda é um sitio, você sabe me dizer ?
    Admiro esse trabalho que você está fazendo, continue, ainda tem muita coisa pra se descobrir sobre nossa familia.
    Abraços e Fique na Paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  4. Olá prima, estou fazendo planos de visitar o "medeiros" e fazer algumas imagens, fotos e vídeos, pra postar aqui no blog. Não sei quem são os proprietários atuais, mas assim que puder vou até lá. Ainda estou emperrado em algumas informações sobre nossos antepassados, mas vou buscar tempo de começar a fazer uma busca na diocese de Iguatu e de Crato pra conseguir mais informações.
    Grande abraço.
    David Duarte

    ResponderExcluir
  5. meu nome é junior ,moro no rio ,sou neto do joão bezerra duarte,minha mãe é helba duarte

    ResponderExcluir
  6. rapaz o medeiros hoje é dos herdeiros de Nonato Rolim eu adorei seu blog pois sou genealogista e seu blog me fez conhecer uma nova ramificação da família varzealegrense, visitem meu blog ele não é de genealogia mas é bom www.blogdoisraelbatista.blogspot.com e esse texto que conta essa história vou postar no meu blog amanhã dia 11 abraços, os filhos de Nonato Rolim são os legítimos donos do Medeiro

    ResponderExcluir
  7. Prezado David Duarte.
    Eu sou neto do João Bezerra Duarte, casado com minha avó, Raimunda Gondim Duarte, que morava no Aracati, CE, que conheço bem. Eu não o conheci, pois ele abandonou minha avó com 4 filhos (Zuleide (minha mãe) e meus tios Javan, Jurandir e Ivan. Se quiser mais detalhes escreva para iv16@uol.com.br.

    ResponderExcluir
  8. Caros primos, há uns 20 anos não visito o Ceará; antes disso ia sempre, mas a vida tem suas curvas fechadas. Nasci em São Paulo, e sou filho de Ivan Gondim Leichsenring (carioca de nascimento-- este que comentou acima sobre seu avô João Duarte, o que abandonou a família). Tenho lindas lembranças do saudoso Fortim, minha bisavó Raimunda, pessoa batalhadora, tranquila e atenciosa, pegando água no poço e fazendo tapiocas com coco ralado pros netos e bisnetos… e que criou sozinha e bem os 4 filhos, Ivan Duarte (Fortim), Javan (Rio), Jurandir (Limoeiro do Norte) e minha querida avó Zuleide, q se radicou em SP após se casar com Lauro, descendente de poloneses e alemães de Sta Catarina. Minha avó Zuzu segue viva, apesar de sua cabecinha já cansada pelos tempos; mora há alguns anos num asilo de idosos na capital paulista. Certa vez testemunhei uma carta que minha avó Zuzu me mostrou, contendo poesias, assinadas por seu pai João Duarte, endereçada a ela, em que ele a tratava como “filhinha adorada”, gesto que ela – embora lisongeada – repudiava como sendo “muito pouca vergonha”, hipocrisia de um aventureiro que partiu pra Amazônia (pra “fazer o Brasil”), mas largando à fome e à seca rigorosa sua mulher Raimunda e os 4 filhinhos ainda pequenos. Seguimos conversando. Em breve espero conhecer essa parte do Ceará, Várzea Alegre, e rever meu querido Fortim. Abraços a todxs.

    ResponderExcluir
  9. perdão (faltou na carta acima minha identificação!): meu nome é Yuri Martins Fontes L.

    ResponderExcluir
  10. Olá primos, vocês pesquisaram sobre a origem deles?
    Pelo que eu pesquisei, cheguei em uma árvore, que vem de papai Raimundo, fundador de Várzea Alegre:
    Alfer Bernardo Duarte Pinheiro casado c Ana Maria Bezerra
    Filho: Francisco Duarte Bezerra c Bárbara de Morais Rêgo
    Filho: Raimundo Duarte Bezerra(papai Raimundo)c Tereza Maria de Jesus
    Filha: Maria linda Bezerra c Manoel Duarte de Souza
    Filho: Vicente Bezerra Duarte c Maria Linda
    Filho: Francisco Bezerra Duarte c Merandolina
    Vicente Guedes Duarte, meu avô
    William@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. E-mail correto
    witup@hotmail.com
    Zap: 14-997521765

    ResponderExcluir
  12. Aliás filha de papai Raimundo:
    Francisca clara Bezerra casada c Manoel Duarte

    ResponderExcluir