sábado, 5 de fevereiro de 2011

Boas Vindas

A ideia de criar um blog que pudesse guardar informações genealógicas e históricas (que facilmente se perderiam) sobre a nossa família veio do interesse comum com alguns primos de conhecermos as nossas origens.
A genealogia é a parte da história que estuda a origem, evolução e disseminação das famílias e seus respectivos sobrenomes ou apelidos. Em outras palavras, é o estudo do parentesco.
Essa, também, é uma oportunidade de vermos como Deus tem dirigido essa família, desde suas origens, pelos caminhos do Evangelho, nem sempre muito fáceis. Outro ponto importante é o fato de o tempo e a distância ter-nos separado, de forma que em duas gerações não conhecemos mais pessoas com grau de parentesco muito próximo.
É por isso que iniciamos este blog. Você está convidado a participar da construção dele dando sua opinião e até participando como colaborador, podendo fazer postagens, enviar fotos antigas e contar as histórias que você conheça de nossos antepassados.
Grande abraço e que Deus nos abençoe.
David Duarte

Um comentário:

  1. Olá, David! Em primeiro lugar, quero parabenizá-lo pela iniciativa de sair à caça dos Bezerras e Duartes espalhados pelo mundo. Só imagino o trabalhão que está lhe dando e a outros envolvidos no processo. Bem, um pouco sobre mim: Meu nome é Édio Pires da Gama Durte, filho de João Bezerra Duarte e Margarida Pires daa Gama. Minha mãe faleceu logo após o meu nascimento, e meu pai faleceu em 1980, aos 76 anos. Creio que minha principal contribuição será a de falar sobre o meu pai. Dos cinco filhos do dele, anteriores a mim, eu conheci apenas Javan Duarte, militar da reserva, que morava no Rio de Janeiro, nos idos dos anos 80. Eu o procurei para avisá-lo do falecimento do nosso pai. Não o conhecia até então.Procurei seu nome no catálogo telefônico, descobri seu endereço e fiz uma visita a ele. Por alguma(s) razão não avançamos em amizade. Eu me mudei para o DF e perdemos o contato. Fora os 5 filhos anteriores, como disse, existimos mais eu e meu irmão, Edilênio Dias Duarte, que mora em Anápolis-GO. Meu pai escreveu um livro(Nas Matas da amazônia) onde ele relata uma viagem maluca que ele fez, juntamente com outro companheiro, a pé, do Acre a São Paulo, bem antes do meu nascimento(1942), portanto, não muito depois de ele ter se separado de sua primeira esposa Mundinha(como ele carinhosamente a chamava em suas poesias). Convivi com tia Aracy em Brasília. Meu irmão Edilênio morou com ela um tempo. Ela faleceu antes do meu pai. Com relação a seu nome, David, eu pensei que se tratasse de um primo David que mora em Campo Grande-MS, mais ou menos da minha idade(69).
    Bem, peço desculpas pelo longo texto. ´
    É que senti uma coisa muito boa ao ouvir um recado na secretária do telefone(que já foi meu) de minha filha, que mora em Jacarepaguá, Rio de Janeiro. Era um convite para uma reunião em março, para que mais parentes sejam decobertos. Gostaria de saber mais detalhes sobre essa reunião, se possível.
    Parabéns! Estou disponível.Abraço. Édio Duarte.

    ResponderExcluir