segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

FOTOS ANTIGAS

Damos início, agora, ao compartilhamento de fotos antigas de nossos antepassados. Gostaria de começar com a foto de Maria Linda Duarte, matriarca da família, conhecida por "Madinha Duarte". Essa foto é de cerca dos anos 1930.




















Quero pedir a todos os parentes que já tiveram acesso a esse blog que o divulguem e que colaborem enviando fotos e dados para preencher ainda mais este espaço.
Grande abraço
David Duarte

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

VICENTE BEZERRA DUARTE E MARIA LINDA DUARTE

Vicente Bezerra Duarte ("Padim Duarte"), meu trisavô, e Maria Linda Duarte ("Madinha Duarte"), minha trisavó, eram naturais de Várzea Alegre, interior do Ceará. Segundo o livro História da Minha Vida, de meu Tio-avô, Vicente Guedes Duarte (Tio Guedes), ele foi seminarista e colega do Padre Cícero Romão Batista. Porém, ele deixou o seminário para casar-se com sua primeira esposa.
Ele nasceu no ano de 1841 e faleceu no ano de 1913, aos 72 anos. Ela nasceu no dia 14 de maio de 1864 e faleceu no dia 20 de novembro de 1953, aos 89 anos.
Quando veio a seca de 1877 muitos moradores do interior do Ceará migraram para a capital, Fortaleza, inclusive Vicente Bezerra Duarte e a família de Maria Linda do Amor Divino, seu nome de solteira. Contam que houve uma epidemia em Fortaleza por essa época e que os pais de Maria Linda morreram, os dois, numa noite só. A esposa de Vicente Bezerra Duarte, que era tia de Maria Linda, também veio a falecer. Ele ficou com os três sobrinhos da esposa e, temendo o falatório, resolveu casar-se com Maria Linda que tinha 13 anos, na época.
Junto com Maria Linda ficaram dois irmãos: Antônio Primo e Ana. Ao voltarem de Fortaleza, depois de passada a seca, a propriedade deixada pelos pais de Maria Linda foi dividida entre os herdeiros. Segundo Tio Guedes, em História da Minha Vida, Antônio Primo ficou com a parte de cima, ou cabeceira e deu o nome de sítio "Baixio"; Maria Linda ficou com a parte central da propriedade e deu o nome de sítio Medeiros; e Ana ficou com a outra parte, ou seja, a parte dos fundos, que recebeu o nome de sítio "Taquari".
Do casamento deles nasceram 12 filhos:
1. Maria Amélia de Passos (minha bisavó, mãe de meu avô paterno, José Bezerra Lima, ou vovô Zezinho);
2. Primo Alves Bezerra (sobrenome não confirmado pelas lembranças de minha avó);
3. Francisco Bezerra Duarte (meu bisavô, pai de minha avó paterna, Edna Bezerra Duarte);
4. Manoel Bezerra Duarte (Tio Neném);
5. Vicente Bezerra Duarte;
6. Emília Bezerra Duarte (Tia Ninia);
7. Raimundo Bezerra Duarte (Tio Mundin ou Din);
8. José Bezerra Duarte (foi Pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil);
9. Lozinha ou Tia Lô (nome verdadeiro não lembrado);
10. Ana (Tia Nanu);
11. Araci Bezerra Duarte;
12. João Bezerra Duarte.

Estes são os 12 filhos de VICENTE BEZERRA DUARTE e MARIA LINDA DUARTE. O destino de alguns desses filhos não é certo. Se algum parente tiver informações sobre o paradeiro desses filhos, por favor entre em contato. Este blog tem o objetivo, de alguma forma, de juntar os elos perdidos de nossa família e evitar que a nossa história se perca.

David Duarte

RECIBO DE COMPRA E VENDA DO SÍTIO MEDEIROS - VÁRZEA ALEGRE - 1937

Aqui está outro documento histórico a respeito da nossa família. Trata-se do recibo de compra e venda do sítio Medeiros, propriedade herdada por "Madinha" Duarte quando da morte de seus pais. A propriedade foi divida em três partes, para os três herdeiros: Baixio, que ficou para o irmão de Madinha, chamado Antônio Primo; Taquari, que ficou para a irmã de Madinha, chamada Ana; e o Medeiros, que ficou como herança de Madinha e onde ela viveu até fins de 1937, quando veio morar em Iguatu. Vale salientar que alguns dos filhos de Maria Linda Duarte e Vicente Bezerra Duarte ainda moravam lá. O comprador se chamava José Nonato Rolim. Note a assinatura de Madinha em cima de selos, que era como se fazia naquela época.

David Duarte

CARTA-DIÁRIO DE MARIA LINDA DUARTE

Pessoal, como início das postagens deste blog a respeito da nossa família estou postando uma carta de minha Trisavó, Maria Linda Duarte, conhecida por "Madinha Duarte", onde ela descreve os seus descendentes até aquela data.




sábado, 5 de fevereiro de 2011

Boas Vindas

A ideia de criar um blog que pudesse guardar informações genealógicas e históricas (que facilmente se perderiam) sobre a nossa família veio do interesse comum com alguns primos de conhecermos as nossas origens.
A genealogia é a parte da história que estuda a origem, evolução e disseminação das famílias e seus respectivos sobrenomes ou apelidos. Em outras palavras, é o estudo do parentesco.
Essa, também, é uma oportunidade de vermos como Deus tem dirigido essa família, desde suas origens, pelos caminhos do Evangelho, nem sempre muito fáceis. Outro ponto importante é o fato de o tempo e a distância ter-nos separado, de forma que em duas gerações não conhecemos mais pessoas com grau de parentesco muito próximo.
É por isso que iniciamos este blog. Você está convidado a participar da construção dele dando sua opinião e até participando como colaborador, podendo fazer postagens, enviar fotos antigas e contar as histórias que você conheça de nossos antepassados.
Grande abraço e que Deus nos abençoe.
David Duarte