Esta é minha primeira contribuição neste blog e vou começar mencionando que fiquei muito feliz quando David me falou sobre a idéia e principalmente por poder compartilhar com ele e outros a busca pelas origens de nossa família.
Eu tenho pesquisado minha genealogia desde que eu tinha mais ou menos 10 anos de idade. Comecei apenas com perguntas aos meus pais, avós e tio-avós sobre quem eram os antepassados deles. Com o tempo fui me aprofundando e comecei a fazer pesquisas documentais nos cartórios e igrejas do interior do Nordeste e hoje em dia minha esposa Tânia e eu pesquisamos também a família dela. A parte triste da história é que, apesar de pesquisar o assunto há tanto tempo, não fiz um bom trabalho de manter tudo organizado e é por isso que demorei tanto pra postar aqui. Enfim, estou trabalhando nisso e devagar espero poder ajudar a contar um pouco da história daqueles que nos precederam...
Pra começar, eu achei que seria importante falar de meu avô, José Bezerra Lima, patriarca de minha família paterna. Este mês faz 10 anos que vovô Zezinho faleceu (em 24 de Abril de 2001) e até hoje sinto saudades dele e das conversas que tivemos sobre nossos antepassados cearenses. Cada vez que descubro um fato ou nome novo nas minhas pesquisas dos Duarte, Alves, Bezerra, Correia Lima, etc. fico feliz pelo achado mas triste por ele não estar mais aqui pra compartilhar a descoberta comigo. Sempre agradeço a Deus por ser neto dele e de outros "justos" pois, como disse o outro Davi, "nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão" e esta é uma promessa cumprida na nossa família.
José Bezerra Lima nasceu no sítio Medeiros, em Várzea Alegre (Ceará), pelas 11 horas da noite do dia 17 de Agosto de 1917. Foi o filho mais novo de José Correia Lima e Maria Amélia de Passos, ambos da mesma cidade. Ele casou-se em Antenor Navarro (Paraíba) no dia 22 de Abril de 1943 com Edna Bezerra Duarte, sua prima legítima. Abaixo eu tenho a transcrição do assento de batismo de José Bezerra Lima:
Livro 13 de Batisados de Várzea Alegre (1916 - 1918); pág. 57v
63
José
Aos dezeseis de Outubro de mil novecentos e dezesete, na Matriz desta
Parochia Bispado do Crato baptisa o Revmo Pe Raymundo Augusto
Bezerra ao parocho José, filho legitimo de José Correia Lima e Maria
Amelia dos Passos, nascido aos dezoito do mesmo mez e anno,
padrinhos Antonio Primo Correia e Maria Alves Donzinha.
Para constar mandei fazer este termo que assigno.
O Vigario D. José Alves de Lima
Notem a discrepância na data de nascimento, mas isso não é de se surpreender pois os registros da época nunca eram muito precisos. O seu registro civil de nascimento, feito apenas em 1922, lista a data certa, 17 de Agosto. Transcreverei aquele documento aqui no futuro.
Um grande abraço,
Herbert Duarte
Pois é Herbert, esse mês faz dez anos que meu paizinho nos deixou. Sempre que lembro dele sinto sua falta, os conselhos sábios que nos dava estão gravados na minha mente e no meu coração. Fique muito feliz com esse seu trabalho e espero que você coloque mais detalhes da vida desse homem que, apesar das faltas (naturais do ser humano) era um servo de Deus que não cansava de falar de Jesus a todos que passavam no seu caminho...
ResponderExcluircaro blogista, cheguei ao seu blog via pesquisa que estou a fazer na familia bezerra de lima. Uma senhora dessa familia, Caetana Maria Tomásia Bezerra de Lima, casou com 1 tio tetravo meu em Coimbra a 22 de Novembro de 1800. Eles tiveram uma filha, Maria Amália de Gouveia Pinto Bezerra de Lima, que nasceu em Coimbra, Almedina em 25 de Novembro 1802. De qualquer forma, por ser um apelido rarissimo, penso que voce pertence a esta familia de Ponte de Lima, Portugal, com tem descendencia direta do Carlos Magno
ResponderExcluirCaro bllllll, o nosso ramo da família Bezerra está no Brasil. Ao que tudo indica somos descendentes de Bernardo Duarte Pinheiro, Português que veio ao Brasil em cerca de 1717.
ResponderExcluir